Profissional Aisthesis: a revolução na saúde estética do século XXI

Olá Profissional de Saúde Estética

Com certeza você percebe no seu dia a dia de trabalho que o segmento de saúde estética está em constante evolução. Apesar de ser inquestionável, o que nem todos conseguem perceber é que, junto com esse crescimento, aumentam também os desafios da preparação para atender e encarar esse mercado aquecido e promissor, que exige cada vez mais uma formação profissional com melhor desempenho e mais eficiência. Se você já vivenciou isso na prática sabe exatamente do que estou falando. Com isso fica evidente também a importância da especialização, mostrando ao profissional a necessidade de elevar seu conhecimento a fim de alcançar os atributos necessários para trabalhar com base em uma avaliação precisa do cliente, visando um tratamento global e personalizado, criando assim um diferencial de mercado.

 

Seja Aisthesis

Entender que as alterações inestéticas devem ser encaradas a partir de um contexto emocional, mental, espiritual e físico, e estar preparado para trabalhar a partir desse ponto de vista é o primeiro passo para que o profissional possa adequar seus atendimentos a toda a evolução científica e tecnológica que vem sendo vivenciada nos últimos anos, buscando sempre oferecer as melhores soluções para as necessidades e expectativas do consumidor, tudo isso tratando da melhor maneira possível as síndromes das desarmonias estéticas apresentadas por eles.

 Com isso, o profissional de saúde estética passa a ter uma atuação muito mais ampla. Ele deixa de ser um “aplicador de cosméticos” e passa a ter importância dentro de um contexto maior, elevando seu conhecimento ao nível Aisthesis, que significa “faculdade de sentir” ou “compreensão pelos sentidos”. Com isso atinge atributos que envolvem pontos como conhecimento, comprometimento, visão crítica, respeito à natureza e visão holística do cliente, entre outros.

O profissional Aisthesis, portanto, pode ser considerado como um profissional completo da área de saúde estética, que atende aos parâmetros surgidos no contexto global do novo século, sendo justamente aquele que utiliza seus sentidos e conhecimentos para determinar tratamentos personalizados e exclusivos para seus clientes, transformando a ciência e o conhecimento em saúde e beleza a partir de um ponto de vista amplo.


Saúde estética no século XXI
 
O atual cenário reflete as características da chamada era do conhecimento, sendo fortemente marcado pelo progresso tecnológico e pela informação, e isso é evidente em diversas áreas. Com isso, é perceptível também que a competência e preparação técnica dos profissionais de saúde estética também têm sido colocadas sob pressão. Dessa forma, tudo o que até então poderia ser considerado como diferencial no mercado de trabalho, assume um novo papel dentro de uma boa atuação profissional.

Um dos principais pontos questionados é a forma como esse profissional vai lidar com esse cenário, aliando a modernidade ao conhecimento teórico e prático, bem como às particularidades de cada cliente, provando que o diferencial da profissão vai muito além da formação técnica. Ao direcionar a linha de atuação para tratamentos cada vez mais especializados e direcionados, coloca-se em evidência características de um profissional dinâmico, criativo e empreendedor.

Essa abordagem da área estética também se adequa bem à visão do conceituado escritor, professor e consultor administrativo, Peter Drucker. Segundo ele, que é considerado o pai da administração moderna, a sociedade do conhecimento coloca a pessoa como ponto central, exigindo do profissional a preparação adequada para atuar de acordo com esse novo contexto de mercado. Um dos conceitos defendidos por Drucker é de que o conhecimento não reside em livros, banco de dados ou até mesmo nos modernos softwares. Para o autor, esses são apenas recursos responsáveis por reunir as informações, afinal, o conhecimento é de responsabilidade das pessoas, tanto em seu estágio de produção, desenvolvimento, aperfeiçoamento, aplicação ou transmissão, seja ele bem ou mal utilizado por elas.

As ferramentas tecnológicas, por exemplo, que representam evolução de pensamento e praticidade no dia a dia, proporcionam soluções mais inovadoras e eficazes. Sob esse ponto de vista a tecnologia realmente se tornou um fator de diferenciação dentro da compreensão do ambiente e de todos os fatores que nele interagem, refletindo no trabalho e nos resultados alcançados pelo trabalho do profissional. Tanto que as melhores empresas do ramo já mostram seus investimentos nesse segmento, proporcionando aos que atuam nesse meio os recursos tecnológicos que farão com que se destaquem no mercado. Um exemplo são os softwares para avaliação e realização do prontuário estético do cliente.


 Epigenética e a saúde estética

A abordagem sobre a mudança no perfil do profissional de saúde estética do século XXI esbarra também em um outro conceito que começa a despontar fortemente nesse segmento: a epigenética e a compreensão de como pode ter influência nas síndromes das desarmonias estéticas. Esse novo conceito científico está diretamente ligado à essa evolução que leva à avaliação precisa do cliente, resultando em tratamentos estéticos cada vez mais personalizados.




Melhores resultados, segurança e eficácia
Confira mais dicas para se sobressair no mercado de saúde estética: 
 
1 - Seja um profissional consciente e dê preferência a produtos especialmente desenvolvidos para tratamentos estéticos, pois além de estarem livres de substâncias perigosas, trazem a dosagem de cada ativo no rótulo, o que garante resultados mais rápidos e seguros. Se você é cliente, exija isso de seu profissional de saúde estética, pois é fundamental para resultados de sucesso e sua satisfação.

 
 
2 - Várias alterações estéticas têm como origem a alteração hormonal, assim é indicado utilizar somente produtos livres de Parabenos, principalmente nos tratamentos de hipercromias, acne e celulite, pois essa substância tem ação estrogênica, o que pode interferir na ação do cosmético.

 


3 - Para obter melhores resultados, evite também utilizar produtos com agentes comedogênicos, como o óleo mineral, ou irritativos, como o propilenoglicol.






Referências Bibliográficas

GARCIA, E. S.  Epigenética: além da seqüência do DNA. Jornal da Ciência e-mail. 2005. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=30541>. Acesso em: 09 jan. 2014.
GARCIA, R. O Retorno de Lamark. Jornal da Ciência e-mail. 2007. Disponível em: < http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=52173>. Acesso em: 09 jan. 2014.
MCVITTIE, B. Traduzido por CAVADAS, C. Epigenética. Science in School. 2007. Disponível em:< http://www.scienceinschool.org/2006/issue2/epigenetics/portuguese>.  Acesso em: 09 jan. 2014.
OLIVEIRA JÚNIOR, G.P.; LINS, T.C.L. Utilização da epigenética na ciência forense. s.d. 21 f. Pós-graduação em biociências forenses - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
OSÓRIO, M.R.B.;  ROBINSON, W.M. Genética Humana. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2013.
REICHMANN, H.M.; PRADO, K.B. Epigenética: um novo campo da genética.  Revista Unicenp de Biologia e Saúde, Curitiba, v.1, n.3, p.61-69, set./dez. 2008.
STACEY, K. Herança não-genética pode ser mais frequente que herança pelo DNA. Diário da Saúde. 2009. Disponível em: <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=heranca-epigenetica-pode-ser-mais-frequente-que-heranca-pelo-dna>.  Acesso em: 09 jan. 2014.
TIRABOSCHI, J. Epigenética: a culpa é dos seus pais. Revista Galileu. 2009. Disponível em: < http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87034-7943-217,00-EPIGENETICA+A+CULPA+E+DOS+SEUS+PAIS.html>. Acesso em: 09 jan. 2014.
TOLEDO, K. Pioneiro da epigenética fala sobre relação entre ambiente e genoma. FAPESP. 2013. Disponível em: < http://agencia.fapesp.br/16965>  Acesso em: 18 dez. 2013.
VILHENA, M. Mapeamento genético da pele: Dermagenética. Revista Biotec Dermocosméticos, São Paulo, ano 05, n.14, p. 19, 2013.
VILHENA, M. Os genes a favor da saúde da pele. Revista Biotec Dermocosméticos, São Paulo, ano 05, n.15, p. 18-19, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário