Fatores de Crescimento >>> Proteção e manutenção da integridade celular


Os Fatores de Crescimento fazem a regulação do tecido, e participam da multiplicação e diferenciação celular, assim estão diretamente ligados à renovação celular induzida. Atuam na regeneração do tecido, melhorando muito a uniformidade da textura. Em processos cicatriciais eles são fundamentais, sem eles não ocorreriam esses processos ou seja, os fatores de crescimento, juntamente com hormônios, ocitocinas e células plasmáticas, atuam na regulação da pele.


Existem vários tipos de Fatores de Crescimento, porém o Endotelial, que é aplicado na medicina, também é o mesmo aplicado na estética. A atuação celular é a mesma, mas a forma de aplicação, penetração e finalidade não distintas. “Em procedimentos invasivos estéticos essas substâncias proteicas são aplicadas por injetáveis intradérmicos. Na medicina se utiliza os Fatores de Crescimento através do uso de fármacos atuantes contra patologias, há também uso de plasma concentrado aplicado em lesões. Essa técnica também é empregada na medicina estética, mas gera discordâncias entre alguns profissionais. Na estética se utiliza visando tratar as alterações inestéticas e potencializar os tratamentos estéticos, através do uso tópico”, explica Ayessa Ismail, Biomédica da Buona Vita.

No artigo “Avaliação invitro do perfil de segurança de cosmecêuticos contendo fatores decrescimento e seus análogos”, por exemplo, publicado a partir de um estudo realizado em Campinas (SP), foi avaliado o perfil de segurança de alguns produtos dermocosméticos à base de Fatores de Crescimento ou seus análogos destinados a esse fim, utilizando modelos in vitro de cultura de células da pele humana. “Com certeza é um material que vale a pena ser consultado no que diz respeito à segurança de seu uso em procedimentos estéticos”, indica Ayessa.




A utilização desses procedimentos invasivos na área estética, como a aplicação injetável intradérmica dos Fatores de Crescimento, deve ser realizada por profissionais capacitados e habilitados para realizar esse tipo de aplicação. “Em procedimentos não invasivos, a aplicação tópica dos Fatores de Crescimento sempre é realizada ou orientada por um profissional com formação na área de saúde estética, pode ser associada com terapias combinadas como ionização, eletroporação, microagulhamento, sendo indicado o uso contínuo dos Fatores de Crescimento, visto que são doses dependentes, ou seja, quanto mais se usa, mais efetivo é”, alerta Ayessa.

A indução de inflamação tecidual boa, a fim de estimular proliferação e renovação celular, tem sido à base de muitos tratamentos estéticos como Laser, Peelings, Microagulhamento, Galvanopuntura entre outros. “Assim o Fator de Crescimento é um importante recurso cosmetológico para esse profissional, pois ele atua em todas as fases de cicatrização e reparo do tecido. Os procedimentos cirúrgicos são objeto de desejo de muitas pessoas, cada vez mais está acessível se submeter a um procedimento cirúrgico a fim de reduzir ou eliminar um incômodo, o pós-operatório é fundamental nesse procedimento e os cosméticos que contêm esses polipeptídeos são grandes aliados para a recuperação tecidual pós-operatória”, exemplifica Ayessa.

Um cosmético não é apenas um ativo veiculado por uma base qualquer, pois ela influencia muito na atuação dos ativos presentes na formulação, na permeação desses ativos, na estabilidade que proporciona, na compatibilidade celular, entre outros fatores. "As chamadas bases Biocompatíveis, por seus valores e diferenciais, têm um conceito o qual me encanta muito. São bases funcionais que trazem benefícios ao tecido fazendo nutrição tecidual e reposição de oligoelementos essenciais, além disso, recebem esse nome justamente porque são Biocompatíveis com nosso manto hidrolipídico, ou seja, são aceitas pela pele, o que melhora a permeação do ativo,” aponta Ayessa.

Além dos artigos que trazem a comprovação no uso dessas substâncias proteicas na medicina, existem artigos publicados que atestam a eficácia dos mesmos na estética. “É o caso de outro artigo publicado, sobre a ação dos Fatores de Crescimento celular-GF na cicatrização de Pós-operatório de Cirurgia Plástica, que foi realizado pelo Centro e Instituto Internacional de Pesquisa e Aprimoramento – CIA-BV, de Curitiba (PR). É um artigo significativo para todos os profissionais da área de saúde estética. E existem muitos outros também com bom subsídio técnico, principalmente os publicados em revistas internacionais de Dermatologia”, indica Ayessa.

Somente um produto industrializado poderá oferecer a garantia de segurança e com o respaldo legal, sendo de extrema importância contar com esse aval do órgão fiscalizador (Anvisa), que garante que o cosmético passou por testes de eficácia, estudos microbiológicos, dermatológicos e de estabilidade, além de todo um processo controlado que atesta que se a porcentagem dos ativos utilizados está na dosagem correta.

Linha com Fatores de Crescimento da Buona Vita

A linha Bio Intense, através da biotecnologia dos Fatores de Crescimento, que promovem a reestruturação celular da pele, em associação aos aminoácidos e silícios orgânicos, que vão atuar na estimulação do colágeno e elastina, é direcionada para os tratamentos em que se visa a restauração e reparação tecidual, tais como pós-operatório, estrias, linhas de expressão e rugas. Também pode ser utilizado como coadjuvante nos tratamentos de pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e hipercromia. Os tratamentos com Fatores de Crescimento são uma tendência inovadora que agregará valores aos profissionais que fizerem uso dela, tais como, vanguardismo e resultados potencializados.


O Kit Bio Intense Pré e Pós-Operatório é composto por Clear Peel 140ml (fluido de ácido glicólico em associação com os ácidos málico, cítrico e lático), Ionto Bio Factor 140ml (eletrocosmético com os Fatores de Crescimento EGF, IGF e VEGF, aminoácidos e silícios orgânicos), Ionto Bio Skin 140ml (eletrocosmético com o fator de crescimento bFGF e Phycojuvenine), Ionto White Skin 140ml (eletrocosmético para tratamento de hipercromias), Vita C Enzyme 250g (máscara de peeling enzimático em associação com Vitamina C pura e estável), Gel Creme Skin Factor 50g (produto para Home Care, contendo 4 Fatores de Crescimento), tudo acondicionado em uma nécessaire.


 


 


Ayessa Ismail
Biomédica Habilitada em Análises Clínicas e 
Patologia Clínicas
e membro do corpo técnico da Buona Vita Cosméticos e do CIA-BV.
         
                   

3 comentários:

  1. hola tudo bem amigas ?neste blog muito bom y isso tambemreplika saatler

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ayessa, qual desses produtos é indicado durante o procedimento de microagulhamento e qual posso aplicar após ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Gostaria de saber de qual fonte são obtidos esses fatores de crescimento para cosméticos industrializados.

    ResponderExcluir