Biossegurança – A importância da higienização


O nosso país está entre os três maiores mercados consumidores de cosméticos do mundo. No Brasil, diversos profissionais ligados à área de saúde estética, como esteticistas, manicures, podólogos, cabeleireiros precisam seguir regras e normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter o Alvará Sanitário, sem o qual o estabelecimento não pode funcionar, além da necessidade de se cumprir as regras de Biossegurança.

A biossegurança refere-se a condutas que visam a segurança e proteção da saúde de todos aqueles que trabalham na área, “uma simples rotina que deve ser realizada pelo profissional, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), que incluem luvas, produtos de higienização, óculos de proteção, máscara, avental e touca, já que todos os tratamentos estéticos acabam resultando em um contato muito próximo entre o profissional e o cliente”, enfatiza Isabel Piatti, autora do livro “Biossegurança- Estética & Imagem Pessoal.

Um livro que proporciona um direcionamento de como trabalhar dentro da formalidade com maior segurança de reconhecimento dos clientes, a se tornar um profissional diferenciado no mercado da Estética e Imagem Pessoal.



Aliás, é de extrema importância o conhecimento dos fatores de risco presentes durante a realização dos protocolos, pois só assim o profissional de saúde estética irá se paramentar de forma adequada e estará atento para o descarte de materiais contaminados, bem como o paciente terá a certeza de estar sendo atendido por um profissional qualificado.

O fundamental


- Cuidados com a assepsia das mãos, tanto pelo profissional, quanto o paciente. Pois muitas vezes esse cliente quer tocar o corpo após o procedimento para verificar o resultado;
- Assepsia dos objetos utilizados no procedimento estético;
- Ter higiene pessoal, unhas aparadas e limpas;
- Utilizar uma touca nos cabelos;
- O uso do jaleco ou avental é extremamente fundamental na hora do procedimento estético, junto com as luvas e a máscara;
- Limpeza do ambiente de trabalho, que deve ser arejado e climatizado;
- Lixeira com pedal, para evitar contato de bactérias, colocar o lixo em local correto de coleta;
- Manter matérias perfura cortantes separadas do lixo convencional;
- Troca obrigatória da roupa de cama, sempre esterilizada ou descartável;
- Ter uma autoclave para oferecer esterilização mais eficiente.



Livre de fungos e bactérias


O simples fato de lavar as mãos de forma correta pode evitar uma série de contaminações, seja por fungos ou bactérias. Mas existem critérios na hora de escolher o produto de higienização. Por exemplo, o sabonete em barra, ao formar rachaduras, pode abrigar muitas bactérias. A própria água da saboneteira, somada aos restos que se dissolveram, também é criadouro para os 
micro-organismos, pois não contém álcool em sua formulação.


Além disso, para oferecer uma higienização mais profunda, evitando a propagação de germes que podem ocasionar infecções, é indicado o complemento com o uso de um produto antisséptico. Por isso, já existem no mercado produtos que garantem uma assepsia correta e que zelam pela biossegurança, sem descuidar dos cuidados com a beleza e saúde de sua pele. É o caso do Higisystem, um fluido desenvolvido pela Buona Vita, que garante em um só produto a higienização e a hidratação das mãos e demais áreas aplicadas.

Seu uso é indicado antes de depilação, extrações (limpeza de pele), retirada de cutícula e preparação da pele corporal para a massagem e tratamentos estéticos em geral, podendo ser aplicado em diversas regiões do corpo (rosto, mãos, axilas, pés), devendo ser evitado na área dos olhos. Vale lembrar, que antes de aplicar o Higisystem é preciso lavar as mãos com água e sabonete líquido, pois são procedimentos que se complementam.

Entre os ativos da composição do Higisystem estão: o Clorhexidine (que possui uma ação antisséptica); o Dimeticone (lubrificante) e a Ureia (hidratante). Tem ação eficaz contra as bactérias Salmonella choleraesuis, Pseudomonas aeruginosa e Staphilococcus aureus.

Encontre esse e outros produtos Buona Vita clicando aqui.

Um comentário: