Equilibrar o pH da pele garante um melhor resultado





Olá esteticistas, hoje iremos falar sobre a importância dos tônicos no tratamento da pele.

A correria do dia a dia leva muitos homens e mulheres a não darem a devida importância à rotina simples de cuidados com a pele, como limpar, tonificar e hidratar. Para equilibrar o pH e ajudar a manter a hidratação, o maior órgão do corpo humano precisa de produtos específicos, como os tônicos, que devem ser escolhidos conforme características e necessidades de cada tipo de pele.

Se a sua cliente utilizar o sabonete comum, em barra ou líquido, e na sequência, aplicar seu cosmético de cuidado diário, pode prejudicar o resultado do tratamento, pois o uso do tônico ajuda a potencializar a ação dos ativos cosméticos presentes nos produtos que irão completar o tratamento diário home care, seja um hidratante, um protetor solar, um creme antienvelhecimento ou no tratamento de manchas, entre outros.

Primeiramente deve-se lavar o rosto e depois aplicar o tônico, ambos específicos para o tipo de pele, para equilibrar o pH cutâneo, ele não tem função alguma de higienização, por isso é usado depois dessa etapa. Também é importante que esse tônico não contenha álcool e nem substâncias irritantes em sua formulação, evitando assim a desidratação e a sensibilização do tecido.

Quem tem pele normal e seca, deve utilizar um tônico que auxilie na hidratação e suavize a pele.

Produtos indicados:

Loção Hidrotônica

Proporciona frescor e normaliza o pH da pele. Seus princípios ativos atuam em sinergia melhorando a hidratação da pele. Promove reposição de PCA-Na (agente de hidratação fisiológico da pele), aminoácidos essenciais e sais minerais, revitalizando a pele e fornecendo substratos para a produção de colágeno.

Loção Tônica

Restabelece o pH da pele normal, mista ou seca, acentuando a sua renovação natural, pois contém em sua formulação emolientes naturais. Complementa a etapa de higienização da pele. Não contém álcool.


Para as peles oleosas e acneicas são indicados tônicos com extratos de própolis e de alecrim, que somam ação bactericida, cicatrizante, antiacneica, anti-inflamatória, antisséptica, adstringente, germicida e refrescante, ajudando no controle da produção de sebo, reparação do tecido e na cicatrização da pele.

Produto indicado:

Loção Normalizadora

Restabelece o pH de peles oleosas, acneicas e seborreicas, possui ação 4 em 1, antioleosidade, antisséptica, anti-inflamatória e reepitelizante. Formulação rica em extratos naturais complementa a etapa de higienização da pele. Não contém álcool.


As peles sensíveis demandam cuidados especiais para equilibrar o pH após a higienização, proteger e restabelecer a vitalidade, promovendo ação calmante e anti-inflamatória, fortalecendo sua imunidade e protegendo-a das agressões do ambiente.

Produto indicado:

Loção Equilibri Skin

Loção tônica para peles sensíveis e sensibilizadas, promove o equilíbrio do pH  ao mesmo tempo que seu sistema HDNR rico em ativos calmantes e anti-inflamatórios protegem a pele e restabelecem a vitalidade após a higienização. Este produto possui certificação IBD por ser formulado integralmente com ingredientes naturais e com certificação orgânica. Não contém álcool, corante ou fragrância.


As peles maduras e com sinais avançados de envelhecimento demandam uma atenção especial quanto à reposição de nutrientes, hidratação, uniformização da tonalidade da pele e manutenção da barreira cutânea, por isso o mercado oferece produtos tônicos que, além de atuar no equilíbrio do pH, contêm ativos indicados para tratar especificamente essas necessidades, como o Ecoskin, com inovadora ação cosmética pré e probiótica que reequilibra a flora cutânea.

Produto indicado:

Loção Vita D Balance


Inovadora loção equilibrante, única no mercado a oferecer ação iluminadora, reposição de nutrientes e ação de pré e probióticos, que promovem o equilíbrio fisiológico completo da pele. Normaliza a flora cutânea, recuperando o estado jovem e saudável da pele por meio de ativo pré e probiótico.


Os tônicos devem ser aplicados na pele higienizada e seca, com o auxílio de um algodão. Seu efeito é refrescante e imediato e, ao ser usado diariamente, em algumas semanas já se sente uma mudança na textura e na aparência da pele.


Então lembre-se de sempre incluir esses produtos em seus protocolos e de orientar sua cliente a incluí-lo em sua rotina de cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário