Manchas | Herança do verão



A constante exposição ao sol durante as férias é uma realidade perigosa, e se não utilizarmos uma proteção eficiente, saímos do verão com algumas marcas que vão muito além do bronzeado: a exposição aos raios solares pode agravar a hipercromia, aumento de produção de melanina na pele e que leva ao surgimento de áreas escurecidas — os melasmas, as sardas e as manchas senis — em pessoas com essa predisposição. “Quanto mais alto o fototipo, ou seja, quanto mais morena a pele, mais chances a pessoa tem de desenvolver a hipercromia”, explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.

Com a chegada do outono, a queda nas temperaturas é tão evidente quanto a corrida atrás do prejuízo: é nessa estação que muitas pessoas procuram clínicas de estética e dermatologistas a fim de solucionar os problemas de manchas na pele. De acordo com Isabel, o outono é o melhor período para dar início a esses procedimentos por conta da redução da incidência de raios solares.


Como tratar

O tratamento dessas manchas (hipercromias) pode ser feito com eletroterapia, laser ou na combinação de cosméticos que possam promover a renovação celular por ação mecânica (grânulos), ação enzimática (enzimas de romã e de abóbora) e química (ácidos). Além disso, despigmentantes e produtos com ativos de finalidade inibidora, como os antioxidantes, completam a lista.

Na linha profissional da Buona Vita, o carro-chefe para tratar as manchas é o Ionto White Skin, agente despigmentante que controla o processo de formação de nova melanina. “Ele combina três ativos responsáveis por essa ação: o Belides, que é um clareador natural que atua antes, durante e depois da formação da melanina na pele; o Alpha Arbutin, antioxidante e inibidor da enzima tirosinase, responsável por gerar o pigmento; e o Biofoetida, componente encontrado em frutas, capaz de inibir a formação de melanina, e que consegue fazer o controle dos radicais livres, sendo um dos ativos com maior poder antioxidante da atualidade”, explica Isabel.



Como coadjuvante no tratamento, ela cita o Clear Peel e o Mandepeel, ambos com excelente ação queratolítica.



Para o cuidado diário, são indicados alguns produtos da linha home care, fundamentais para a eficácia do tratamento. É o caso do Clareador de Pele, que pelo processo de diálise da melanina (absorção do excesso de melanina já formada e por equilíbrio no processo enzimático de formação de melanina), vai atuar de três formas diferentes: inibindo a formação de melanina, realizando descoloração química do pigmento já formado e removendo as células pigmentadas da superfície da pele. “Tudo isso com o conceito de despigmentar sem irritar a pele”, acrescenta, indicando mais dois produtos: o sabonete Bio White, que promove leve descamação epitelial, e o Vita C Enzyme, máscara enzimática com Vitamina C que melhora a maciez e aparência da pele.



                                             





Isabel enfatiza que essa combinação de cosméticos é importante porque, no caso dos ácidos queratolíticos, responsáveis pela descamação, seu uso isolado remove apenas as manchas da superfície da pele. “A combinação de ativos antioxidantes, como a Vitamina C estável e os Ácidos Ferúlico e Alfa Lipoico, à ação despigmentante de compostos como o Skin Whitening Complex e o Belides, além das propriedades clareadoras do Óleo de Rosa Mosqueta e da Argila, vão promover o tratamento da hipercromia de forma segura e eficaz".






Fotoproteção

Isabel alerta, no entanto, que usar protetor é de fundamental importância para atingir melhores resultados e não piorar as manchas. “Tratar hipercromia é muito difícil, porque essas manchas são resultados de anos de agressão que a pele sofre. Os tratamentos só vão melhorar a caraterística do tecido com a utilização, também, do filtro solar. Mesmo nos dias nublados”, finaliza.


Aproveite a dica, bom trabalho e sucesso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário